Programa de Integridade

As ações da CART são pautadas em valores éticos, transparência, compromisso com a comunidade, honestidade e crescimento sustentável. Esses princípios fazem parte do Programa de Integridade Empresarial da Concessionária.

Os documentos e normativos têm como objetivo orientar a conduta e tomada de decisão dos colaboradores da CART e de terceiros, como fornecedores e parceiros de negócios, que venham, de alguma forma, relacionar-se com a Concessionária.

A disseminação das orientações do Programa de Integridade acontece por meio de treinamentos periódicos, eletrônico e presenciais para colaboradores e terceiros, com o objetivo de apresentar e reafirmar os critérios éticos que regem a Concessionária. São também realizadas iniciativas, comunicações, elaborados políticas e procedimentos, a todos os colaboradores e parceiros, com o intuito de reforçar o cumprimento das diretrizes.

O objetivo do Programa de Integridade da CART é assegurar que todos que se relacionam conosco estejam alinhados com nossos valores éticos e orientados a agir com integridade e de acordo com as normas e políticas internas da empresa e com a legislação vigente.

Nossos principais instrumentos e diretrizes são:

Código de Conduta Ética

O Código de Conduta Ética tem como objetivo ser um guia formal e institucional com orientações sobre
nossa forma de agir e afirma nosso compromisso em agir com integridade, honestidade e respeito, bem
como expressa nosso compromisso com a ética e transparência e observância de toda legislação vigente,
especialmente a Lei nº 12.846/2013 e o Decreto nº 11.129/2022 (“Lei Anticorrupção”).

Clique aqui para acessar o Código de Conduta Ética

Dentre os diversos temas tratados no Código, destacamos:

  • Respeito, diversidade e inclusão;
  • Saúde e segurança no ambiente de trabalho;
  • Proteção de dados pessoais de pacientes e demais pessoas;
  • Responsabilidade socioambiental e cidadania;
  • Relacionamento com nossos parceiros e fornecedores; e
  • Adoção de práticas anticorrupção

Política Anticorrupção

A Política Anticorrupção, por sua vez, contribui para que todos os que se relacionam com a CART sigam os padrões éticos, bem como para identificar, prevenir e tratar violações relacionadas ao tema.

Clique aqui para acessar a Política Anticorrupção

Dentre os diversos temas tratados na Política, destacamos:

  • Prevenção e combate à corrupção, fraude e quaisquer atos ilícitos;
  • Participações em processos licitatórios;
  • Interações com a Administração Pública e Agentes Públicos;
  • Relacionamento com terceiros e realização de diligência de integridade
  • Doações;
  • Patrocínios;
  • Oferecimento de presentes, brindes e hospitalidade;
  • Conflito de interesses; e
  • Medidas disciplinares.

Canal de Ética e Privacidade

O objetivo do Canal de Ética e Privacidade é receber denúncias de violações ao Código de Conduta Ética e normas e políticas internas. O canal deve ser utilizado para o registro de relatos sobre corrupção, fraude e demais irregularidades previstas na Lei Anticorrupção.

Clique aqui para acessar o Canal de Denúncias (contatoseguro.com.br/cart).

O contato também poderá ser feito através do telefone: 0800 800 7171.

O canal é confidencial, portanto, caso opte por realizar o seu relato de forma anônima, a CART assegura esta condição, bem como a preservação da confidencialidade da identidade do relator, caso opte por identificar-se.

Suspeitas de violações à Lei Anticorrupção Brasileira (Lei nº 12.846/13), às Políticas internas e normas legais também podem ser reportadas pelo colaborador ao seu gestor imediato, ao Compliance Officer ou a um dos membros da Comissão de Ética. Embora não obrigatória, encorajamos a utilização do Canal de Ética e Privacidade. Mas todos devem sentir-se livres para empregar qualquer outro meio disponível para reporte de denúncias.

A CART não tolera a retaliação ou represália contra qualquer um(a) que fizer um relato de boa-fé nesse canal.

Clique aqui para acessar a Política de Reporte de Denúncias e Não Retaliação

Gestão e Monitoramento do Programa de Integridade

O Programa de Integridade da CART é gerido em conjunto pelo Compliance Officer, pela Comissão de Ética e pelo Conselho de Administração da CART.

O Compliance Officer é o responsável por orientar e promover o Programa de Integridade da CART, por meio da gestão do dia a dia do Programa, o que inclui:

  • Esclarecer dúvidas dos colaboradores e consulentes referentes ao Código de Conduta Ética e Política Anticorrupção;
  • Acompanhar os desdobramentos relativos ao Canal de Ética e Privacidade e assegurar o reporte das violações identificadas e seus resultados à Comissão de Ética e ao Conselho de Administração;
  • Dar tratamento adequado às concessões ou recebimento de brindes, presentes ou hospitalidades pelos colaboradores;
  • Avaliar situações relacionadas a suborno, fraude ou corrupção;
  • Encaminhar temas à Comissão de Ética e ao Conselho de Administração, conforme o caso;
  • Analisar periodicamente os riscos de Compliance; e
  • Propor e estabelecer mecanismos e/ou protocolos de monitoramento, controle, acompanhamento e treinamento para prevenir violações ao Código de Conduta Ética e à Política Anticorrupção.

A Comissão de Ética é o órgão responsável por divulgar e assegurar a compreensão do Programa de Integridade. É também responsável por receber denúncias, investigar, avaliar e julgar as violações ao Código de Ética e Conduta e Política Anticorrupção de forma imparcial e confidencial, garantindo a proteção dos temas e das pessoas envolvidas.

O Conselho de Administração, por sua vez, supervisiona, avalia, define estratégias e controla se as metas do Programa de Integridade estão sendo cumpridas.

Manual do Programa de Integridade

Outras orientações e informações sobre o Programa de Integridade da CART podem ser
encontradas no Manual do Programa de Integridade:

Clique aqui para acessar o Manual do Programa de Integridade

Política de Atendimento

A Política de Atendimento tem como objetivo promover a melhoria contínua no atendimento e na satisfação do cliente através do respeito, ética e transparência em todas as nossas relações, oferecendo serviços eficientes na operação do corredor CART

Clique aqui para acessar a Política de Atendimento

Canal de Ética e Privacidade